BRINQUEDOS

Os brinquedos dos Transformers chegaram pela primeira vez ao Brasil trazidos pela Estrela. Mas nada de Optimus Prime, Megatron e outros personagens principais, a empresa só trouxe os brinquedos menores, os Minibots, que aqui foram chamados Robocars.

Antes mesmo do lançamento no Brasil, os Transformers viraram notícia por aqui. Matéria de 23 de janeiro de 1985. 

Em 15 de maio de 1985 Mário Adler, presidente da Estrela, fala à revista Veja sobre seu novo produto, “um carrinho que vira robô”. A partir do segundo semestre de 1985, as lojas do Brasil começam a receber o novo conceito de brinquedo, que marcaria toda uma geração. 

Anúncio de 26 de maio de 1985

Anúncio de 05 de outubro de 1985, em que vemos o Bat-Robô, que não faz parte da linha original de Transformers da Hasbro, mas que a Estrela comprou os direitos do brinquedo Pow-R-tron, (que foi produzido pelas empresas Asashi Tsusho e Ertl) e incorporou na linha brasileira.

Anúncio de 06 de outubro de 1985. O Eletrix foi mais um brinquedo que a Estrela incorporou por conta própria na linha Transformers. O original se chamava Remote Change Robo Series da empresa japonesa Yonezawa Toys.

Para competir com os Transformers Estrela, a Mimo lança no mercado os Convert, a versão nacional de alguns dos modelos de Gobots produzidos pela Bandai no Japão e  pela Tonka nos EUA (outros seriam lançados pela Glasslite com o nome Mutantes). O caminhão da foto (Road Ranger no original) foi o primeiro “Líder Optimus” da maioria dos brasileiros, já que o Transformer Optimus Prime original nunca foi vendido no Brasil. Anúncio de 29 de setembro de 1985. 

Comercial dos Mutantes da Glasslite de 1985.  A animação foi feita pelo estúdio brasileiro Briquet Filmes.

Comercial de 1985 do Mutante Master. Assim como a Estrela, a Glasslite também foi buscar outros produtos para incorporar na sua linha de transformáveis. Estes também foram criados pela japonesa Bandai com o nome de Winch Robo.

Anúncio de 01 de dezembro de 1985.

O que se faz com uma marca que faz sucesso? Claro, lança-se qualquer tipo de produto. Os Transformers estavam presentes em vários artigos diferentes, como material escolar, livros, roupa de cama etc. 

Anúncio da Mesbla da linha escolar: adesivos, porta livros, tesoura e livros de histórias e colorir. Publicado em 27 de setembro de 1986.

Publicado no Jornal do Brasil em 07 de dezembro de 1986. 

Publicado no Jornal do Brasil de 21 de fevereiro de 1987. 

Em 1999, quando a série animada Beast Wars estreou na TV aberta, a Estrela trouxe alguns brinquedos da primeira wave da linha. Até meados do ano de 2006, a empresa trouxe alguns brinquedos das séries Armada e Cybertron, encerrando seu ciclo com a linha Transformers.  A partir de 2007 a Hasbro chega oficialmente ao Brasil e assume a venda de suas marcas em território nacional.