Além dos sites pessoais, os fãs brasileiros criam as primeiras ferramentas para se reunirem, se conhecerem e trocar experiências. Essas plataformas, muito antes das atuais redes sociais,  foram as responsáveis por criar toda a base das primeiras gerações de fãs brasileiros de Transformers. 

Planeta Cybertron

Esta era a página inicial da lista de lista de emails Planeta Cybertron, criada em 2000. Nesta plataforma, as conversas criadas eram enviadas e respondidas diretamente nas caixas de correio eletrônico de cada participante. Como o acesso só era feito com login, e o  Yahoo desligou os servidores dos grupos, não foi possível criar um acervo no Internet Archive que pudesse ser acessado hoje em dia. Mas várias pessoas que participaram na época hoje fazem parte de um grupo no Facebook com o mesmo nome

Forum da ATB

Criado dentro do site da Aliança Transformers Brasil, o Forum da ATB reuniu, durante mais de 10 anos, fãs de Transformers do Brasil e exterior. 

Primeira versão do Forum.

A última versão do Forum. Apesar de não ser mais possível logar, você pode vizualizar algumas postagens no acervo do Internet Archive: https://web.archive.org/web/20160411121920/http://z4.invisionfree.com/forum_da_ATB/index.php

A partir do início da década de 2010, o fandom brasileiro começou a tomar a forma atual, com fãs saindo de fóruns e listas e migrando para as novas redes sociais, primeiro no finado Orkut e depois se estabelecendo nos atuais Facebook e Whatsapp. E houve também uma mudança de comportamento da própria indústria, pois se antes era necessário acessar postagens obscuras em sites asiáticos para se conseguir algum rumor ou notícia de um lançamento, agora os próprios fabricantes (seja a Hasbro, Takara ou as third parties) tem perfis para se comunicar diretamente com o público consumidor.